Ginecologia

A ginecologia é a área da medicina voltada à saúde da mulher de forma integral, ou seja, é através dessa especialidade que cuidamos do sistema reprodutor feminino.
A ginecologia cuida de todas as fases da vida reprodutiva da mulher, desde a adolescência com a primeira menstruação até após a menopausa, fazendo a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças no sistema reprodutor, mas também é responsável por um cuidado com a saúde feminina de uma forma integral. Para isso, podem ser solicitados os seguintes exames:
Exame de Papanicolau

Este exame, também conhecido como citologia oncótica do colo uterino, serve para verificar a existência de infecções ou alterações nas células do colo do útero, fazendo o rastreamento precoce do câncer nesta região.  Deve ser realizado logo após o início da vida sexual. Durante esse exame, também pode ser realizada a coleta da captura híbrida para HPV, vírus relacionado ao câncer genital.

Colposcopia e Vulvoscopia

Complementares ao Papanicolau ou ao exame físico,estas investigações fazem o rastreamento de lesões de colo de útero, vagina e vulva.

Ultrasonografía pélvica ou transvaginal

Este exame é recomendado para avaliação do útero e ovários. São solicitados conforme a queixa da paciente.

Mamografia e ultrassonografia mamária

Realizado principalmente para o diagnóstico precoce do câncer de mama e avaliação dos tumores benignos da mama. A indicação varia de acordo com cada mulher, mas devem feitos realizados aos 40 anos por todas as mulheres para a detecção precoce do câncer de mama.

Densitometria óssea

Avalia a ocorrência de perda de massa óssea dentro do padrão esperado para a mulher, esse exame faz o diagnóstico de osteopenia e osteoporose. Mulheres de alto risco ou na pós menopausa devem realizá-lo.

Ressonância das mamas

Atualmente utilizamos para caracterizar melhor algumas lesões mamárias e acompanhar pacientes com mamas densas e de alto risco familiar.

Outros exames
Esses podem ser realizados respeitando-se a individualidade de cada paciente, tais como:
Ultrassonografia abdominal
Avaliação de Composição Corporal